Aulas, provas, seminários, estágios… puts. Onde fica a nossa saúde mental no meio disso tudo? A gente sabe que não rola deixar umas atividades de lado pra focar em outras, pior ainda é se a gente fizer tudo pela metade, então, o jeito é se organizar direitinho pra conseguir fazer tudo, separando bem o nosso tempo e incorporando hábitos que tornam esse tempo mais produto e nossa vida mais saudável, mas a pergunta de milhões é: como fazer isso? Já pega a caneta e o caderninho que eu vou passar as dicas.

anotando...

 

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS

Se você é do time sedentário, já passou da hora de começar a repensar esses hábitos, hein?! Atividades físicas não ajudam só a melhorar o seu corpo, mas também a sua mente! Um corpo em movimento aumenta os níveis de endorfina, que ajuda no humor, no sono e combate o estresse, além de melhorar a atividade no hipocampo, que é associado à memória e ao aprendizado.

gato na esteira

Daí você me fala “Ai, Tico, mas eu não gosto de academia!” e quem falou em academia, cat? Relaxa, que o que não falta são opções, você pode dançar, correr, andar de bike ou até começar com umas caminhadinhas de leve. O importante é colocar esse corpitcho em movimento. Comece aos poucos e com o tempo vai aumentando a intensidade, logo, logo você vai perceber as diferenças na sua produtividade.

DURMA BEM

Se você fica até tarde vidrado numa tela ou por qualquer motivo que seja e precisa acordar cedo no outro dia, esse é um dos principais motivos de se dar mal nas provas, não render nas aulas ou não ter resultados das atividades físicas, por exemplo.

 

O sono é extremamente necessário para que o seu corpo se “reorganize” e é só na fase mais intensa, chamada de REM, que as memórias são reorganizadas e a gente se prepara pra voltar a ativa. Então, cat, priorize o seu sono tranquilo e saudável que você terá mais disposição e conseguirá pensar melhor no dia seguinte.

 

ESCOLHA ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS

 

“Você é o que você come” é uma frase mais real do que você imagina. A gente ainda não chegou no nível das plantas de fazer fotossíntese, então o nosso corpo funciona à base de nutrientes, e se você não fornece tudo que ele precisa, adivinha só… não vai funcionar, né?! Não adianta ficar se entupindo de hambúrgueres, pizzas e fast food e se enganando, achando que a falta de tempo justifica a má alimentação, cat. Comer bem te ajuda a viver bem.

comida

 

Não tem problema comer uma besteirinha vez ou outra, o segredo é o equilíbrio. Forneça ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa pra funcionar corretamente e como sempre, os resultados aparecem. Você vai se sentir mais disposto, mais animado e mais forte pra enfrentar a correria do dia a dia universitário.

 

BUSQUE AUTOCONHECIMENTO

Agora você chegou no “pulo do gato”. Já aprendeu como organizar o seu corpo pra conseguir mais garra e disposição, então é hora de investir no seu crescimento pessoal. E como fazer isso? Entendendo e resolvendo suas questões emocionais, se reconectando com o que te faz bem e te motiva. Nesse caso, busque terapias e não tenha medo de psicólogos, principalmente nessa fase da facul, onde a gente se depara com mil inseguranças, ansiedades e até mesmo frustrações.

 

Quando você resolve suas questões pessoais, você se abre mais para as possibilidades, amplia a sua visão de mundo e consegue traçar melhor as suas metas para o futuro, mas sem ansiedade, fazendo hoje tudo que é possível para que você possa alcançá-las um dia.

 

Aqui, a gente consegue resolver todas as questões anteriores de exercícios, sono e alimentação. Será que você já não faz tudo certinho pela falta de tempo mesmo ou porque você está se auto sabotando? Vale a reflexão e mais ainda, vale começar a agir o quanto antes. Grandes profissionais são pessoas muito bem resolvidas, e para chegar a esse nível, existe um ponto de partida, que você pode começar hoje mesmo com essas mudanças de hábitos.

 

E aí, cat, pronto pra mudança? Já chama os amigos que também tão precisando desse conteúdo e vamos juntos, porque quando se inicia uma mudança acompanhado, tudo fica mais fácil.

 

Compartilhar: