Ano novo, vida nova. Tem muita gente começando a facul agora e sem saber ao certo o que esperar, né?! Mas relaxa que além de te ajudar no final do curso, eu também posso dar uma ajudinha no começo. Como? Te preparando para o que está por vir…

O início de uma nova fase é sempre um momento cheio de ansiedade, expectativas e dúvidas, mas acalma esse coração, calourinho, porque você já vai entrar nessa sabendo tudo que precisa pra aproveitar o máximo de cada momento. Bora lá?

 

 

ATERRISANDO NA “NADA MOLE” REALIDADE QUE É A UNIVERSIDADE

 

Se você chegou até aqui achando que a facul seria um grande filme americano de comédia cheio de curtição e aventura pelo campus, é preciso pisar no freio e olhar um pouco para o seu próprio futuro. – TICO, MAS VOCÊ ME PROMETEU FESTAAAAS!!! – Calma lá, você vai ter tudo isso, inclusive muitas festas pra curtir adoidado, mas não é SÓ sobre isso. No Ensino Médio sua única preocupação eram os estudos, aqui a vida adulta te confronta e não tem como escapar.

A palavra “responsabilidade” vai ganhar um novo significado, mas isso é bom, porque junto vem muito amadurecimento – se você achava que já era maduro, gatão, aqui você descobre que não sabia nada. O melhor é que, você vai aprender a enxergar a vida de uma nova maneira, sabe quando as pessoas falam que a faculdade muda a gente? Elas não estão mentindo. Equilíbrio é tudo, o primeiro passo é aprender a conciliar responsabilidade com desejos.

É preciso ser realista – mantenha as patinhas no chão para não tomar um choque de realidade. Lembre que gatos saltam de grandes alturas, mas não voam.

 

CRIE UMA ROTINA SAUDÁVEL

Você pode querer fazer tudo ao mesmo tempo, mas tem que ter moderação. Horas de estudo, trabalhos acadêmicos, atividades extracurriculares, estágios… UOPS!! Se fizer tudo isso sem planejamento, 24 horas por dia vai ser pouco tempo e, quando você perceber, vai estar acordado há 3 dias, vivendo à base de café e pão seco. – Desse jeito não chega nem ao final do curso.

Planejamento é tudo e você precisa organizar o seu tempo para estudos, lazer, alimentação e atividades físicas! Corpo e mente são um só, então nada de ignorar um porque o outro precisa de mais atenção.

Exercícios físicos são importantes – não só pra ficar malhado e pegar as gatinhas nas festas – para equilibrar saúde física e mental em prol do seu bem-estar.

E não tem como falar de saúde sem falar de alimentação, né?! Você é o que você come e seu corpo precisa estar bem nutrido para que sua mente funcione bem. Então, muito cuidado com os alimentos ultraprocessados. Abusar dos cupons do iFood pode parecer uma boa ideia para os dias mais corridos, mas isso jamais pode virar um hábito, porque tudo vai influenciar no seu desempenho e pode até mesmo prejudicar a sua saúde a médio e longo prazo.

Descanso também é essencial. Reserve um tempo só seu, para fazer os seus hobbies e deixar sua mente leve. – Lembrando que as festas ajudam e MUITO a te deixar mais feliz e relaxar a mente, mas não contam como tempo de descanso, hein?! 

 

EXPLORE O AMBIENTE NOVO

As salas de aula não são nem 50% do que a universidade oferece. Se o objetivo é sair dela pronto para o mercado de trabalho, participe de tudo que puder, visite as instalações, conheça os laboratórios, use e abuse da biblioteca, esta será praticamente a sua nova casa pelos próximos anos e você pode tirar o máximo de proveito de cada cômodo.

Você ainda vai se deparar com muitas atividades que podem oferecer um diferencial para a sua carreira profissional, como movimentos estudantis, empresas júnior, projetos de extensão, grupos de estudo e alguns outros ambientes. Para você ter uma ideia, é possível até mesmo desenvolver algumas atividades esportivas e ir ainda mais além, dentro do ambiente universitário.

Aproveite todas as lições que você tira dessas atividades, além de ajudarem no seu desenvolvimento profissional, a vivência nesses espaços geram muito crescimento pessoal. A faculdade muda a gente, e muda pra melhor.

 

NETWORKING É TUDO!

Você dificilmente vai conseguir fazer tudo sozinho. E eu nem tô falando só da faculdade, mas principalmente do mercado de trabalho. Uma rede de contatos pode te ajudar muito a conseguir uma boa oportunidade e continuar crescendo para construir a sua carreira. 

Seu tempo na facul pode ser muito bem aproveitado com atividades produtivas, porque é o seu momento de mostrar a que veio, seu potencial e dedicação vão te levar longe e uma rede de apoio serve quase como uma alavanca para te ajudar a saltar mais alto.

O contato com os professores também é essencial. – não é puxar saco, ok?! – Diferente de como era no colégio, aqui os professores dificilmente vão acompanhar o seu desenvolvimento de perto, tudo isso é responsabilidade sua. – lembra que falei de responsabilidade lá no início? – Então, mantenha uma certa proximidade para ter a quem recorrer sempre que precisar. Deixe a timidez no passado, o foco aqui é total no seu futuro e ele só depende de você.

 

APROVEITE AS FESTAS

A faculdade pode ser uma das melhores fases da sua vida, com organização e disciplina você consegue aproveitar de tudo um pouco e sair cheio de histórias pra contar.

É claro que você entra nela pra se tornar um bom profissional, mas o lazer, a diversão e a socialização também fazem parte do seu desenvolvimento, e da vida no geral, momentos de alegria e, às vezes até de loucura, sempre te ajudam a crescer, a ser mais criativo e produtivo. Além de dar aquela relaxada na mente que todo mundo precisa, né?! Porque depois você vai precisar usá-la, e muito.

Por fim, fica a dica: planejamento e organização vão ser os seus principais aliados, do início até o final do curto. Estabeleça metas, planeje como alcançá-las e vá atrás, você é capaz de tudo e tem um futuro brilhante pela frente. 😉

Salve o conteúdo pra rever sempre que for preciso, compartilhe com os amigos que, assim como você, estão iniciando essa nova fase e boa sorte, muitas festas, estudo, boas notas e sucesso pelo seu novo caminho.

Aos que já passaram dessa fase: tem alguma dica extra para os colegas novos? Deixa aqui nos comentários pra gente crescer a rede de apoio e chegar em mais calourinhos.

Compartilhar: