Depois de muito estudo, mil provas e trabalhos em grupos, terminar a graduação é uma conquista que com certeza merece muita comemoração. Vestir a beca, pegar o diploma, relembrar toda a trajetória com a turma, dançar a valsa, são momentos que tornam a formatura uma noite muito especial não só para o formando, esse sonho passa a ser compartilhado também com os amigos e familiares.

Mas, para cruzar a linha de chegada da tão sonhada formatura é preciso passar por algumas etapas. Mas não se preocupe que estamos aqui para te ajudar com cada uma delas, para isso preparamos uma série com o passo a passo do planejamento da formatura.

Por onde começar?

O primeiro passo é formar a comissão de formatura, determinando o grupo de colegas que serão responsáveis por pesquisar a empresa que organizará o evento, cuidar das questões práticas e burocráticas, como o fundo de formatura, além de serem porta vozes da turma.

A comissão, geralmente, é composta por 10% da sala. Mas esse número não é uma regra definitiva, tudo depende da quantidade de alunos. Quanto menor a turma, maior a porcentagem de integrantes na comissão, o objetivo é deixar o grupo o mais democrático possível.

Cada membro da comissão tem um cargo com atividades definidas, é comum também estabelecer um vice para função, no caso de acontecer algum imprevisto. No geral a comissão é composta por:

Presidente: responsável por cuidar de todas as ações da comissão e comunicá-las ao restante da turma.

Vice-presidente: além de apoiar todos os membros da comissão, ele também assume a função do presidente, caso este precise se ausentar.

Tesoureiro: é ele quem irá cuidar dos orçamentos, fundo de formatura, cobrar as mensalidades, além de fazer os pagamentos.

Secretário: é ele quem registra todas as ações e decisões nas atas.

Eventos: são os integrantes responsáveis pela organização de eventos para arrecadação de fundos para a formatura.

 

Compartilhar: