Na correria da facul a gente sempre precisa fazer o tempo de estudo ser mais produtivo, né, cat? Mas como o tempo corre e a cada semestre a gente se enche de disciplinas e novos assuntos, é bom – e necessário – montar uma estratégia para assimilar tantos conteúdos diferentes ao mesmo tempo. E por onde a gente começa?

 

Antes de tudo, você precisa saber que estudo não é só sobre memorização, então nem perca tempo tentando decorar texto como se fosse um ator de teatro. Estudar é buscar uma compreensão significativa de cada assunto, quando você entende o que está lendo, fica muito mais fácil memorizar e aplicar aquele conhecimento.

 

A nossa mente consegue programar algumas funções e quando a gente aplica uma técnica, o que vem com ela vai ficando mais simples. Além disso, um estudo contínuo e regular já vai te ajudar e muito a aprender e memorizar os conteúdos que você precisa.

Agora vamos para a técnicas:

 

LEIA EM VOZ ALTA

Mas o quê que isso tem a ver, Tico? – Já imagino vocês perguntando, mas é purinha verdade. De acordo com o estudo feito por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá. Uma pesquisa resultou nesse, como o melhor resultado, porque, segundo o estudo, você falar e ouvir a sua voz ao mesmo tempo ajuda na fixação.

TÉCNICA FEYNMAN: APRENDA ENSINANDO

 

Foi desenvolvida pelo físico Richard Feynman, que dá nome a técnica – assim como eu faço com a Ticomia hehe. Ele acreditava que só alguém que conhece bem o assunto, poderia explicá-lo. E isso é verdade, certo? Vemos pelos nossos profs, sempre tem aqueles que são apaixonados pelas suas disciplinas e ensinam bem demais.

 

A técnica consiste em 4 etapas:

1 – Defina o tema – Aqui você deve pesquisar tudo que puder sobre o conteúdo, mergulhe fundo, leia artigos, veja videoaulas e depois escreva tudo que aprendeu, só que com as suas próprias palavras.

2 – Ensine – Pode ser pra um colega, parente ou até mesmo pro seu gatinho, com palavras simples, de forma que qualquer pessoa entenderia. O importante é verbalizar (Viu só como se conecta com o “leia em voz alta”?). Assim você consegue avaliar o que realmente aprendeu e identificar o que precisa ser reforçado.

3 – Corrija suas falhas – Você já conseguiu identificar onde errou, agora é a hora de corrigir, não precisa rever todo o assunto, só o que não ficou claro.

4 – Revise – Com tudo já corrigido, revise o conteúdo, lendo o que você mesmo escreveu lá na etapa 1. Tente ensinar de novo, e se preciso, repita o processo, até ter certeza que aprendeu tudo.

 

FAÇA PAUSA REGULARES

 

Agora o susto: nenhuma técnica vai funcionar se você ficar completamente obcecado pelo assunto e estudar sem parar. Os estudantes de biologia podem confirmar aqui. O cérebro é um órgão que está desempenhando milhares de funções, e enquanto você estuda, mais ainda. Ele precisa de descanso, até pra que você consiga absorver melhor os assuntos, então, algumas pausas de pelo menos 30 minutos para tirar o foco podem ajudar.

 

E agora, tá pronto pra começar a praticar nos seus próximos estudos?

 

No final, as melhores técnicas acabam se somando em uma, onde você usa as 3 e consegue entender os assuntos ainda melhor. Deixa aqui um comentário se você já usa – ou quando usar – e manda o conteúdo para os colegas que estão buscando técnicas pra conseguir melhorar o desempenho nos estudos. 😸

 

Compartilhar: